Quem não gosta de saborear aquele frango em um almoço especial? Pois é! Ele sempre é uma boa pedida para uma refeição deliciosa e saudável.
Apesar de ser fácil, colocar para assar, o preparo pode ser um pouco complicado se você não souber desossar. Isso porque algumas receitas exigem o frango desossado e como comprar costuma ser muito mais caro, algumas pessoas preferem fazer esse processo em casa.
Então, se você faz parte desse grupo que quer desossar o frango em casa e não quer esquentar a cabeça com isso, preparamos um conteúdo especial, com dicas para realizar esse processo sem precisar ficar horas na cozinha.
Primeiro, separe alguns materiais:
E então vá ao que interessa. Pegue a tábua e coloque o frango inteiro com a barriga para baixo. Com a faca, vá cortando firmemente o frango, e desça o corte sobre os ossos da coluna.
Em seguida, aos poucos, vá cortando a carne, o mais próximo do osso até fazer uma volta na carcaça e descer até a barriga.
Solte a carcaça e veja se ainda não tem um pedaço de osso que possa ter sobrado e retire.
Logo após, segure uma das coxas e empurre o osso para fora da carne. Depois, com cuidado, corte o osso da coxa, soltando a pele, até que saia por completo.
Repita esse mesmo processo com a outra coxa e as asas também. E aí é só utilizar o frango desossado na sua receita!
Para desossar essa parte do frango você vai precisar
E então é preciso começar colocando a coxa ou a sobrecoxa com a pele virada para baixo. Observe exatamente onde está o osso, pegue a ponta da faca e coloque bem próxima ao osso, corte e siga por todo comprimento dela.
É importante ter cuidado para não “vazar” a carne do frango para o outro lado, o importante é desprender o frango do osso. Depois disso, é importante repetir o processo com o outro lado.
Ao final desse processo, só restará a parte que estará presa na articulação, então você deve ir cortando levemente até que solte todo osso. Pronto!
Essa parte é polêmica, muita gente gosta muito mais de saborear aquela asinha de frango com o bom velho ossinho, mas separamos a dica para quem gosta de apreciar sem preocupações.
Você precisará do mesmo material, tábua, faca e agora uma vasilha para colocar as asas.
Comece o corte pelo “cotovelo” da asa, ou seja, a ponta. Passe a faca para baixo e desprenda a carne do osso. Em seguida, faça pequenos cortes na parte do meio da asa que está presa nas articulações. Corte os tendões e puxe para soltar. Vá raspando com a faca para ajudar a desprender esse meio.
Para soltar o restante dos ossinhos menores da asa você precisará apenas das mãos. Com delicadeza, vá retirando os outros ossos, até desossar completamente.
Gostou das dicas? Então siga Bom Todo no Instagram ou acompanhe os outros textos do nosso blog.